segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Olga Savary

Inventário

E é assim que a alegria constrói,
dentro de minha boca,
o seu cristal difícil.

Ferreira Gullar


Eu cautelosa, com pés de bronze,
provo uma floresta granítea
- cristalização de meus mitos.

E porque não me tenho,
estando assim dividida,
solidão, então me invento
no limpo quartzo do dia.

E caminho na manhã
- maresia da aurora -
espiando um mar de vidro
e devorando o seu mito.

Onda então me submerge
e conta todos meus ossos.
Solidão, então que faço
assim tão impressentida?

Percorro todos os caminhos
e os venenos antigos
e agora com armas prontas,
digo a mim mesma: tranquila.

Solidão, aqui é meu reino,
aqui levantei meus muros,
aqui plantei minhas telhas,
aqui demarquei meu chão.

Solidão, então me invento?
Tramo sólidos fantasmas
povoando meu musgo
e invento minha alegria.

- alegria que tão busca
e tão sofrida, enfim
sitiada em alegria,
solidão, então me invento.

Rio de Janeiro, março 1970


Nenhum comentário:

Postar um comentário